Transformador

Como o nome indica, os transformadores servem para adaptar a tensão e a corrente existentes na rede que estejamos a utilizar , á tensão e corrente  dos aparelhos de iluminação LED que vamos utilizar.

Controlador

Estes aparelhos são geralmente utilizados nas fitas de leds. Este controlador permite a gestão das cores das fitas que varia nos tons RGB. Existem dois tipos de controladores, os controlados via rádio frequência e os controlados por infa-vermelhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transformador


Como o nome indica, os transformadores servem para adaptar a tensão e a corrente existentes na rede que estejamos a utilizar , á tensão e corrente dos aparelhos de iluminação LED que vamos utilizar.
Duas linhas fundamentais de funcionamento. Ou a tensão é constante e o que pode variar é a corrente e a respectiva potência ou consumo. Estes são aqueles que são mais usados e aplicados nas fitas de leds , nas barras e nos módulos. Normalmente existem com tensões de saída de 12 V DC ou 24 V DC constantes e podem ir até 25 A, correspondente a 300 W para o caso dos 12 V DC.
Ou então o que é constante é a corrente e a voltagem pode variar ou também tem um limite superior. Estes são normalmente utilizados em aplicações com LED H P (high power) .




Controlador

 

Aparelho utilizado normalmente no controle da iluminação das fitas de LED, conhecidas como R G B, cujo significado se deve ao facto destas consistirem nas três cores: verde, vermelho e azul. Estas fitas variam de cor sob o comando destes aparelhos, que permitem a escolha da cor da fita. Poderão existir vários protocolos e velocidades de mudança de cor. Quanto mais lenta é a velocidade de mudança de cor, mais tons de cores são emitidas variando no espectro de cores que se encontra no meio da cor inicial para a final. Também é possível parar a fita na cor que se pretende. Nesta mistura de cores possível, se juntarmos todas as cores obtemos a cor branca. Este aparelho normalmente é acompanhado por controle remoto, que pode variar em dois tipos o de controle via R F (rádio frequência) e IV (infra-vermelhos).